quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"As estrelas diferentes"


Numa noite brilhante de Verão, entre o céu e a água do mar, duas estrelas completamente diferentes dialogavam entre si, discutindo as suas condições de vida e as suas opiniões acerca delas:
- Boa noite, amiga do mar. - saudava a estrela do céu.
- Cumprimentos, amiga do céu. - respondia a estrela-do-mar.
- Como vais?
- Bem, por aqui a temperatura está boa, mas com certeza aí está melhor, porque não estás tão húmida, obviamente. E tu, como vais?
- Tenho andado a brilhar um pouco mais. Mas dava todo o meu brilho para estar no teu lugar.
- Não percebo esse teu fascínio pelo meu habitat, afinal, aí estás sempre longe de perigos como... tu sabes... peixes e tubarões que devoram tudo o que vêem à frente.
- Pelo menos assim não estás sempre melancolicamente aborrecida, podes fazer aventuras, observar a fascinante paisagem do fundo do oceano...
- Mas deve ser tão interessante estar superior a tudo e poder observar o que quer que seja.
- Por muito fantástico que isso possa ser, já me fartei disso. É muito aborrecido.
- Era giro era se trocássemos de vida, assim cada uma ficava feliz à sua maneira. - propôs a estrela-do-mar.
- Isso é uma óptima ideia!... Mas... como pensas fazer isso?
- Ah... ainda não tinha pensado nisso, dá-me algum tempo para pensar... (alguns minutos depois) Já sei! - anunciou a estrela-do-mar.- podemos ir ao horizonte, onde a Terra toca no mar, depois é só saltar e mudamos de sítio.
Ao fim de darem a volta ao nosso extenso planeta (o que demorou pouquíssimo tempo graças à velocidade do seu transporte secreto e desconhecido por todos), as duas estrelas puderam chegar a uma breve conclusão:
- Acho que vamos ter de nos contentar com aquilo que a Mãe natureza nos dá...-disseram as duas em conjunto.
- E seguir a vida sem olhar de lado para ela...
- Pois cada um tem um dom...
- Um dom que mais ninguém tem...
- E que nos torna únicas e diferentes.

Joana Flores, nº18, 7ºF

Sem comentários: