quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O significado do Natal

O Natal é a altura do ano em que o sentimento da união reina, não pelas reuniões familiares durante as festividades mas pela necessidade de entreajuda e pelo espírito de solidariedade.
O Natal significa muito mais do que simples presentes, grandes festas e férias. O Natal é simplicidade e humildade, é uma época em que as pessoas se dispõem mais a ajudar os outros e a abraçar causas nobres como apoiar, de todas as maneiras, os carenciados ou oferecer voluntariado às instituições de solidariedade.
Natal, como a própria palavra indica, significa “Nascimento”, mais especificamente o Nascimento de Jesus Cristo, filho de Deus, que segundo a Bíblia e o Cristianismo, é o Salvador do mundo. Esse nascimento simboliza para nós como que uma oportunidade de nascermos novamente e assim podermos corrigir todos os erros e pecados que tenhamos cometido. Este tempo não é só de festa e de convívio mas também de meditação e reflexão pois é necessária a prática da nossa fé e a análise das nossas acções.
Durante este tempo somos tentados e atraídos pelos bens materiais e esquecemo-nos de entrar em contacto com Deus e com os outros, para que isso não aconteça devemo-nos guiar pela Palavra de Deus e pela nossa consciência, que nos manda pensar mais no “próximo” do que em “nós” mesmos.
A Paz e o Amor são as características únicas desta época pois são elas que permitem que as pessoas não se “fechem” para si mesmas mas que se “abram” para com os outros.
A maior felicidade que podemos ter é fazer alguém feliz porque Natal é viver para os outros.

José Luís Antunes Martins, 7ºF, nº19

Sem comentários: