quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que significa o Natal para mim!

Durante o mês de Dezembro, já se vêem as árvores despidas com as suas folhas vermelhas, amarelas e castanhas no chão. Em algumas cidades já neva, acendemos a lareira para não sentirmos o frio de lá de fora. A iluminação não é igual à dos outros meses, tem qualquer coisa de diferente; acho que são as cores: o vermelho, a cor do amor; o branco, não sei, penso que será da neve, da paz, da calma, da ordem e da limpeza mas talvez não… Pode ser uma simples junção das cores.
Nesta época recebemos mensagens, postais e e-mails a dizer: “Feliz Natal”. As senhoras das lojas onde vamos comprar os presentes, os amigos e os vizinhos desejam-nos “Feliz Natal”. Nunca entendi o que é que as pessoas querem dizer com isso. Será que o Natal é comer bacalhau, polvo, rabanadas e aletria? Se fosse isso as pessoas poderiam dizer “Come bem”, mas isso não seria justo, as pessoas que não tivessem essas coisas todas não iriam celebrar o Natal!
Acho que para as crianças o Natal é receber presentes, mas será que elas têm razão? Se assim pensássemos, poderíamos dizer “Recebe muitos presentes” ou então “Espero que gostes dos presentes que recebas”, mas assim fosse, era como se tivéssemos um segundo aniversário. Para mim não teria sentido apagar as velas duas vezes no ano, porque para mim, o meu aniversário não era especial como é.
Acho que, o que quer dizer mesmo o Natal é ter uma boa companhia e passarmos esse dia especial com as pessoas que gostamos. Se é mesmo isso o que queremos dizer, “Feliz Natal”, significa “passa este dia especial com a tua família” e “está com as pessoas que mais gostas “.
Se juntarmos isto tudo que referi, acho que teríamos um bom Natal com as pessoas da nossa família. Fá-lo e agradece a Deus a sorte tens em ter um Natal maravilhoso com a tua família e não te esqueças de mandar mensagens para os teus amigos a desejar que tenham a mesma sorte que tu no Natal!

Rita Inês Martins Rodrigues, 7ºF, nº 27

Sem comentários: