segunda-feira, 1 de junho de 2009

Textos de Abril - "A maior invenção da humanidade"

Para mim a melhor invenção do Homem foi a fotografia. Talvez não tenha sido aquela que ajudou milhares de pessoas, mas é para mim aquela que mais mistério tem, aquela que mais me impressiona e me faz pensar bastante sobre ela.

Fotografia significa desenhar com luz, foi criada em 1558 mas de início o que nela se via era pouco. Eram a preto e branco, cada luz era intensamente gravada pelo branco, as cores desapareciam da realidade, mas mesmo assim fascinou todos os que a viram nascer e acompanharam o seu crescimento.

Sempre que tiro uma fotografia encanto-me com aquela sensação de controlarmos o mundo, de podermos focar e enquadrar tudo como queremos e achamos que assim deve ser.

Questionava-me como é que cada momento passaria para um papel num instante e ali ficaria para sempre. Antes era um mistério. Agora sei que cada cor é cuidadosamente impressa uma a uma. Sobrepostas criam a imagem que através de uma camara fotográfica é gravada.

Cada fotografia marca um segundo de muitos passados numa vida de uma pessoa, o que acontece nesse preciso momento dura para sempre. Pode ficar mal como pode ficar fantástico .Agora podemos modificar qualquer coisa. Uma cara que ficou com pequenos pormenores que não se enquadram no resto, podemos isolar aquilo que realmente queríamos fotografar.

As pessoas devem tirar fotografias e guardá-las bem guardadas estejam bem ou mal.





Carolina Esteves nº6 7ºF









Sem comentários: