segunda-feira, 1 de junho de 2009

Textos de Abril - "A maior invenção da humanidade"

A maior invenção da Humanidade foi, na minha opinião, a “roda” devido à sua grande utilidade e às suas inumeráveis formas de aplicação.

A data e o local da sua invenção não são precisos, apesar de vários afirmarem ter sido inventada há 6000 anos atrás, na Mesopotâmia.

A ideia de a construir surgiu talvez dos troncos que muitos povos colocavam sob grandes massas de pedra, a fim de que estas deslizassem pelo solo, exigindo assim menor esforço.

Desde da sua invenção que a roda tem sido usada na comunicação e no transporte de pessoas, animais, alimentos, materiais e outros tipos de carga que, sendo muito pesados para serem carregados por humanos, são facilmente transportados por veículos com rodas (algo que “gire”).

A roda, com algumas modificações que nela foram impelidas, foi e é actualmente usada noutras aplicações como por exemplo: na roda dentada usada no mecanismo dos relógios, nos meios de transporte (automóvel, bicicleta…); nas máquinas a vapor; nas locomotivas; nos cabriolé; nas roldanas (usadas sobretudo em guindastes); nos moinhos; na fiação e na tecelagem… entre outras inúmeras utilizações da roda.

A roda está actualmente presente na maior parte dos locais, principalmente nas paisagens humanizadas, até mesmo quando não está à “vista de todos”, ou seja quando faz parte de algum mecanismo ou constituição interior de algo (exemplo: ventilador de um computador, mecanismo de um relógio, carro, bicicleta ou fechadura).

Para mim e por tudo isto a roda é a maior invenção da Humanidade porque deu ao Homem um impulso incrível que o fez sair de um “período rural e sedentário” da sua História e entrar num “período urbano e de grande avanço científico e tecnológico”.

José Luís nº19 7ºF

Sem comentários: