domingo, 21 de junho de 2009

Cena vencedora do Concurso Literário

Auto da Barca do Inferno

António Salvador vs. Corrupção Desportiva


António Salvador (Presidente do Sporting Clube de Braga) entra em palco com o Hino do Braga e dirige-se ao público.

António Salvador – E biba o Braga!

Diabo – Mas que festa! Vamos lá parar com esta palhaçada. Aqui a estrela sou eu.

Então biba Sr. António Salvador.

AS – Como está? Já bi que também é um gverreiro, pelo menos beste de bermelho.

D – Ah! Só que este vermelho não é do Braga; é de algo bem mais quente. Mas entre, estava à sua espera.

AS - Alto lá! Mas quem é bocê? Estou conbicto que não é boa pessoa.

D – Estás mesmo armado em esperto, já lá em baixo era assim.

AS – Eu bibo pr’ó Braga e estou aqui para continuar a defender os meus gverreiros, os Gverreiros do Minho!

D – Então conta lá como vieste cá parar. O que te aconteceu?

AS – Então foi assim, estou tão nerboso que até me custa falar disso, mas por outro lado até é conbeniente porque assim todos ficam a saber que fomos roubados.

D – Ah! Então morreste a roubar… Foi algum assalto?

AS – Olha que eu não te admito, sou um homem com princípios. Morri de desgosto porque o Braga foi sistematicamente roubado!

D – Ah!

AS – Olha, no Braga/Sporting, o Sporting ganhou com um golo em fora-de-jogo. No Benfica/Braga, outro golo em fora-de-jogo que ditou a bitória do Benfica. E para variar, no Braga/Porto, outro golo em fora-de-jogo! Isto já para não falar dos promenores… senão até cheirava mal.

D – Já estou a ficar com pena de ti… mas entra lá.

AS – Ah, não entro antes de falar da Máfia; isto no futebol português é tudo uma Máfia. É tudo para os três grandes.

Há uma crise propalada na comunicação social. Os jornalistas só sabem escrever destrututivamente.

O Braga é uma bítima e a culpa é dos árbitros. E o presidente deles, o senhor Vítor Pereira que não venha dizer que 95% das vezes os árbitros decidem bem. O Senhor Vítor Pereira é um palhaço.

Entra em palco o Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira.

Vítor Pereira – Hei! Estás a falar de mim? Quem é que é palhaço? Palhaço é você! Que nem falar sabe!

D – Hei, meus senhores acalmem-se! Quando hegarem lá dentro é que os ânimos vão aquecer.

AS – Cale-se mas é bocê, não me enerve mais! Este homem põe-me fora de mim! O senhor é um ladrão! Não sabe o que anda a fazer.

VP – Se as pessoas não acreditam no futebol, não vão ao futebol! Nós os árbitros fazemos o melhor que sabemos.

AS – Então não sabem nada! Olhe, ainda no outro dia estive em Itália e o que lá me disseram foi que pensavam que a Máfia estava lá, mas que afinal está em Portugal depois do que viram no Benfica/Braga.

VP – Ò homem você não percebe nada de futebol. Errar é humano.

AS – Você pertence é à Máfia dos grandes, é por isso que está rico!

VP – Olhe que eu não lhe admito, vou fazer queixa à Liga.

AS – Vá mas é pr’ó… Saia-me mas é da frente que eu racho-o a meio. Gatuno! É da Máfia! Corrupto!

O Diabo e o Ajudante levam-nos para dentro.

António Salvador volta a entrar.

AS (para o Diabo) Hei! Tu também és corrupto! Nem me deixaste ir à outra barca!

D – Cala-te mas é e entra!

O Diabo empurra António Salvador outra vez para a barca.

D – À barca! À barca!

Nome: Luís Pedro Almeida Segadães Duarte

Nº: 21

Turma: 9ºE

Sem comentários: