segunda-feira, 1 de junho de 2009

Textos de Abril - "O fogo"

A melhor e maior invenção de toda a humanidade, para mim, foi a descoberta do fogo.

A descoberta do fogo foi uma grande criação. A partir desta conquista, aos poucos, o homem aprendeu a utilizar a força do fogo em seu proveito. Extraiu a energia dos materiais da Natureza e “moldou” a mesma em seu benefício.

O fogo serviu aos primeiros hominídeos como defesa contra os predadores. Mais tarde, foi utilizado na preparação/confecção dos alimentos. Servia para queimar bactérias que existissem em alguns alimentos.

Com o passar do tempo, o poder do fogo foi aproveitado para criar e desenvolver novas e mais sofisticadas armas de defesa.

Actualmente, o fogo utiliza-se, essencialmente, para aquecimento, iluminação e, como antigamente, na preparação dos alimentos.

Apesar do fogo ser um grande aliado do homem, algumas pessoas utilizam-no para fins maléficos: incendiar florestas e os bens de outros, provocando graves prejuízos.

Assim, esta grande invenção que se chama fogo e que parece ter vida, tanto aconchega, ilumina, consome e aquece, como pode simultaneamente causar dor, tristeza e até a própria morte.

Por tudo isto, o ser humano deve saber usar e respeitar o fogo.

Luís Gonçalo Epifânio Pereira

nº21 7ºF

Sem comentários: