

Um dia, planearam lançar um foguetão, tripulado por um humano, ao planeta Marte. Esse ser humano era eu.
Começaram pela contagem decrescente para a partida e nos dez segundos seguintes, o foguetão descolou. Estava cheio de medo. Pelos vidros viam-se os meteoros e asteróides a tentar entrar pela camada de ozono, a maioria sem sucesso.
Passei pela Lua e estava ainda a bandeira Americana que o Neil Armstrong (primeiro homem a pisar a Lua) colocou!
Mais tarde, quando cheguei a Marte, avistei um marciano a acenar para mim. Tinha um belo fato verde, com as siglas “XPTO”. No início, pensei que era uma ilusão, mas quando a minha nave poisou, vi que era verdade. Não era nenhum sonho! Estava lá de verdade!
Tentamos comunicar um com o outro, e estranhamente ele compreendia a minha língua. Fiquei espantado!
Estivemos a falar, até que ele me perguntou como era a Terra. Eu respondi:
- A Terra é o melhor sítio do Universo! Tem belas paisagens, numerosos rios e oceanos, cidades fantásticas, animais fabulosos… Até podia passar a vida inteira a falar das maravilhas deste nosso belo planeta.
- Conta-me mais sobre como é que vocês, humanos, preservam a Terra – Questionou o homenzinho de fato verde.
- Está bem. Olha, existem humanos que querem destruir o meio ambiente mas a maioria quer ajuda o planeta e é amigo da Natureza. Também temos muitos outros problemas, como os CFC, os gases poluentes, a exploração até ao limite dos recursos não-renováveis, entre outros. Na minha opinião, se não preservarmos a Terra, dentro de alguns milhões, ou apenas milhares de anos, a Terra poderá desaparecer para sempre!
- Podes-me contar como é o vosso dia-a-dia?
- Sim. Normalmente levanto-me, tomo o pequeno-almoço e vou para a escola. Lá fico a estudar e converso com os meus amigos.
- E porque é que precisam de ir para a Escola? – Perguntou o marciano, curioso.
- Para, mais tarde, termos uma profissão para ganhar dinheiro e para nos sustentarmos a nós e à nossa família. Agora tenho de ir embora, está-se a acabar o oxigénio disponível.
- Está bem. Adeus e até qualquer dia! – Disse o Marciano.
- Adeus! – Respondi-lhe. – Espero que me possas retribuir a visita!
Voltei à Terra e contei tudo aos meus colegas. Eles riram-se e acharam que era uma enorme mentira e não acreditaram.
Algum tempo depois, escrevi um livro a contar toda esta aventura espacial.
E foi assim que conheci um marciano.
Nº21 – 7ºF
Mas passando ao que interessa: sabes o que aconteceu ultimamente aqui na Terra?
Bem, no outro dia um satélite chocou com outro! Isto realmente … Tecnologia avançada como a nossa e ainda não sabemos comandar satélites num lugar tão vasto como o espaço!
E sabes o que se passou também há pouco tempo?
Elegeram o primeiro presidente negro nos E.U.A! E o “ex”, quase levou com um sapato na cara! Bem, nunca houve tantas encomendas daquela marca de sapato, só visto!
Eu gosto de dar uma olhadela aos jornais e revistas que os pais compram e ficar a saber um pouco de tudo: país, economia, saúde, desporto, avanços na ciência. Muitas vezes não compreendo certas palavras ou mesmo o sentido das coisas mas peço ajuda aos pais ou ao avô e assim vou aprendendo. A minha mãe diz que eu tinha uns 5 anos quando perguntei o que era a Eutanásia e que ela levou algum tempo a conseguir organizar as ideias para me explicar!
Gosto também de ver televisão, programas sobre animais, ciência, a origem das coisas e por vezes vejo os noticiários. Porém fico sempre algo confuso e triste com certas coisas.
Não consigo entender porque razão este homem, capaz de inventar coisas tão úteis como os antibióticos, o frigorifico, o esquentador, a máquina de lavar roupa, a Internet, o avião, o Multibanco, a via verde, o pacemaker, seja também capaz de inventar armas, formas de torturar e massacrar o seu semelhante, tudo por uma porção de terra ou pela cor da pele ou pela religião!
Porque será que continuam a existir pessoas que não se apercebem que poluindo o mundo se estão a condenar? Acreditas que há pessoas da minha idade e mais velhas que ainda acham que reciclar não vai ajudar em nada e não lhes diz respeito?
E porque será que tanta gente no mundo está a morrer de fome se ainda ontem ouvi dizer que se desperdiça mais de metade da comida produzida? Enquanto isso, cada vez mais pessoas gastam rios de dinheiro em “personal trainers”, ginásios caros, e lipo-aspirações, porque estão gordas, será tão difícil assim haver um meio-termo e algum equilíbrio?
Porque será que o Homem é capaz de fundar instituições maravilhosas como a Cruz Vermelha, a Unicef, a Ami, o Banco Alimentar Contra a Fome, o Habitat for Humanity, e esse mesmo Homem consegue cometer actos de pedofilia, atentados contra inocentes, encher-se de explosivos e fazer-se explodir numa esplanada cheia de turistas, matar crianças e bebés em infantários?
Será que no teu planeta também existe a fome, a guerra, a miséria, pessoas a morrer por falta de vacinas ou água e pessoas que lutam entre si?
Ansioso pelo teu próximo e-mail XPTO, e não te esqueças de mandar a foto que te pedi; apesar de ter 12 anos sei muito bem que, na net, existem pessoas que se fazem passar por quem não são, só para fazer mal às crianças e jovens!
Abraços do teu amigo terrestre,
Valdo Nunes
P.S: Mando-te o link de uma música que acho que vais gostar; chama-se “Alô, Alô Marciano” e é da Rita Lee que apesar de “ cota “ é engraçada!
A ideia de criar este blogue surgiu para apoiar os alunos das turmas 7º F e 9ºB da Escola EB 2/3 Dr. Francisco Sanches no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. Mas não só...ele está aberto a todos quantos o queiram visitar e deixar os seus comentários.
O nosso principal objectivo é ajudar-vos e incentivar-vos a melhorar a vossa prestação e aumentar o vosso interesse pela Língua Portuguesa.
Este blogue será um espaço de esclarecimento de dúvidas, de apresentação de fichas de trabalho e das respectivas correcções. Os textos criados no contexto sala de aula ou fora deste mas directamente ligados à disciplina serão seleccionados por nós e postados neste blogue. Para além disto, divulgaremos as actividades a realizar ao longo do ano lectivo, assim como um texto e um enigma mensal.
E como a Língua Portuguesa nos ensina muito mais do que gramática, aconselharemos também algumas leituras (essencialmente as contempladas no Plano Nacional de Leitura).
Desfrutem e divirtam-se com o "Abraçar a Língua".